Biografia da Vovó Ana


Ela nasceu em 23 de março de 1923, na fazenda Boa Esperança, Minas Gerais. Estudiosa e amante dos livros, aos 18 anos tornou-se professora primária, alfabetizando mais de 80 alunos em uma só turma.

Em 1945, já em Estrela do Sul, Minas Gerais, atendendo a pedido de vizinhos e sobrinhos do marido, voltou a lecionar para crianças e jovens até 1950, sem nada receber a não ser a alegria de seus alunos, furtando-lhes da ignorância e do analfabetismo.

Já em Araguari, Minas Gerais, além de alfabetizar, ensinou gramática, geografia, história, ciências, poesias e canto para os seis filhos mais velhos.

Em 1956, conjuntamente com a família, mudou-se para a fazenda, em Joviânia, Goiás, onde novamente lecionou, por quatro anos. Lecionou também em Rio Verde, Goiás, por mais 4 anos, onde passou a se dedicar apenas à educação dos próprios filhos.

Desde 1968 ela adquiriu o codinome Vovó Ana, de lá pra cá, tornou-se impossível chama-la de outra forma. Ela faleceu no dia 07 de março de 2001, em Anápolis, Goiás, às vésperas de completar 78 anos de idade, mas sua memória há de permanecer viva pela força que sempre demandou para cumprir sua missão.

Estamos nos lembrado carinhosamente de nossa mentora intelectual e o nome desta escola haverá de trazer sua doce lembrança, a cada passo que uma de nossas crianças der em direção ao saber. Obrigada, Vovó Ana, tão maravilhosa mãe, você é responsável por muitas conquistas.



Fotografia

Agenda de Eventos

Todos os Direitos Reservados - © Copyright 2013 - CEVIVA Logomarca