Natação


A natação proporciona o inter-relacionamento entre o prazer e a técnica através de procedimentos pedagógicos criativos, como o brincar de forma lúdica, mas sempre visando o desenvolvimento da criança. Funciona como pré-estímulo motor, pois antes da criança tentar deslocar-se fora da água, ela já consegue deslocar-se dentro. A natação é uma forma alternativa de condicionamento físico.

É um dos esportes mais completos e existem inúmeros benefícios como a melhora da capacidade cardiorrespiratória, tônus, coordenação, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, habilidades psicomotoras como a lateralidade, percepções tátil, auditiva e visual, noções de espaço, tempo e ritmo, sociabilidade e autoconfiança.

Para crianças da creche I e II a importância é a adaptação ao meio líquido, movimentação dos braços e das pernas de uma forma livre, sobrevivência aquática e domínio da respiração. Já para as crianças da pré-escola I e II, as aulas não devem atingir somente os objetivos específicos da natação, como a adaptação ao meio líquido e a aprendizagem dos nados. Devem também, atingir todas as potencialidades da criança, compreendendo os domínios afetivo, cognitivo e psicomotor, aprendizagem das técnicas rudimentares da natação, atividades lúdicas como mergulhos, saltos e flutuação, formas de respiração aquática, deslizes e sobrevivência aquática.

Por fim, para as séries iniciais do ensino fundamental a coordenação já está mais fina, por isso, trabalha-se o aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras no meio aquático. Aprendizagem das técnicas de natação como braçadas, pernadas, respiração e coordenação dos estilos (crawl, costas e peito).


Voltar

Agenda de Eventos

Todos os Direitos Reservados - © Copyright 2013 - CEVIVA Logomarca